quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

DOENÇAS MAIS COMUNS NOS COELHOS - Parte I

Os coelhos são animais resistentes as doenças, desde que a criação seja livre de doenças contagiosas, bactérias e vírus.
Quando os animais são criados no mesmo local (galpão), as doenças, podem se transmitir entre os coelhos e proliferar, em muitos casos completamente.
Em cativeiro um coelho saudável é ativo, continuamente come, bebe água normalmente corre de um lado para o outro, dormindo durante a tarde a sua boa soneca; suas fezes são duras, redondas e secas, embora na parte da manhã pode ser visto como tranças fezes úmida, macias e brilhosas, o que é normal e também são chamadas grânulos Coprófagos.
Quando um coelho fica doente, automaticamente deixa de comer ou come menos do normal, deita-se e permanece rijo frequentemente..
Seus olhos ficam entrecerrados, seu pêlo fica eriçado e mais opaco, às vezes, até cai em grande quantidade.
Nestes casos, o coelho tem de ser tratado.
Se no dia seguinte, o animal continua com os mesmos sintomas, então terá de ser analisado por um especialista em coelhos, e não por qualquer médico veterinário.
O profissional deve saber bem que droga administrar, porque os coelhos são muito sensíveis à medicação, se for incorreta, pode até causar-lhe a morte.
Os sintomas podem incluir:
· Menor consumo de alimentos e, portanto, dias após a perda de peso.
· Queda de pelo fora de época.
· Cabeça inclinada para um lado e perda de equilíbrio.
· Contínua fezes moles ou diarréia (líquido) .
· Problemas respiratórios, tais como insuficiência respiratória, ronco, espirros, tosse.
. Nariz branco sujo com muco.
· Lacrimejamento.
· Abcessos.
Estes sintomas costumam ser causados por:
Alimentação incorreta;
Quantidade excessiva de pó na ração;
Lesões mal curadas;
Intoxicação;
Excesso de calor, acima dos 35 º;
Falta de higiene.
A maioria dos sintomas listados acima, geralmente são evitados com vacinas e desparasitários, que em alguns casos, você pode encontrar em clinicas veterinárias

DOENÇAS MAIS COMUNS NOS COELHOS:
SARNA: É um ácaro que não ataca coelhos que vivem em casa ou apartamento, mas é comum em grandes criações que não tomam medidas preventivas. Este ácaro, escava debaixo da pele e causa ulcerações com sangue, e comumente ataca as orelhas, focinho e patas dos coelhos, cicatriza de uma maneira simples com duas ou três injeções de um produto específico. Escabiose não é contagiosa para o homem.
(Não há vacina preventiva)






Coelho com sarna






URINA VERMELHA: causada pela falta de nutrientes nos alimentos, deve-se dar aos coelhos uma dieta variada de produtos hortícolas, frutas e uma boa alimentação equilibrada. Tenha muito cuidado, porque a urina vermelha não é nada mais do que um distúrbio nutricional, ou, em muitos casos, varia consoante a cor dos alimentos, tais como a beterraba, tomate, cenoura, e todas as frutas e legumes que contêm beta-caroteno.




Urina Vermelha








CALOS NAS PATAS: Ocorre quando o coelho fica, muito tempo dentro de sua gaiola, geralmente nas patas traseiras. Os pelos protetores que os coelhos tem em suas patas se gastam pelo atrito constante no piso aramado da gaiola, e acabam caindo, deixando a pele exposta que abre e começa a sangrar e, em muitos casos, se enche de pus. É difícil de tratar e prevenir é melhor. De vez em quando temos de levantar o coelho para revisar suas patas. Como prevenção devemos colocar um suporte (placa) de madeira ou outro material de forma que os coelhos possam descansar sem machucar as patas e dessa forma evitar calos.

Coelho com

Calos nas Patas

130 comentários:

mariany disse...

Bem não concordo com a doençada urina vermelha. Essa coloração é dada pela oxidacao dos elementos contidos na urina. podeocorrer com oconsumo de algumas forragens. Não existe nenhum doença na literatura científica sobre essa doença. A única doença que relata algo aproximado ou seja diareia sanguinolenta é a toxoplamose.

Wyllame disse...

Olá.
Eu gostaria de uma informação!
Eu tenho um casal de coelhos que deram cria de 8 filhotes. Tais filhotes nasceram na toca que a própria coelha fez (pois eles vivem livres no quintal). Descobri os filhotes quando sairam da toca pela primeira vez. Aparentemente saudáveis e alegres, já peludinhos, enfim.
Há uma semana mais ou menos, eles começaram a apresentar uma "alergia" nas patas (+ nos dedos), onde estas ficaram avermelhadas, a pele ressecada e os pêlos ralos, inclusive o rabo. Hoje, parece que os pelinhos estão crescendo novamente. Não sei do que se trata, e não parece com a sarna descrita no texto que escreveu sobre doenças em coelhos.
O local que ficam no quintal é coberto e limpo diariamente. Mas quando chove eles as vezes se aventuram pela chuva. A alimentação deles é equilibrada com ração, verduras e legumes. O coportamento deles está normal, comem e bebem normalmente e brincam no quintal.
A minha dúvida é que não sei que "alergia" é essa!?
Gostaria de uma informação, pois ainda não tenho $$ para levá-los no veterinario.
Agradeço desde já!

Elysa disse...

Ola,gostaria de saber p.q. meu coelho lion esta comendo suas peles das patinhas e esta c/ o fucinho e boca machucados,e aqui não tem ninguem q entenda disso,ela come 2 tipos d ração,cenouras,couve e passeia todos os dias em média 3 X d 1 hora.ja me falaram q é sarna,estou preocupada,Att.. Elysa

Mayara disse...

meu coelho leu de 4 anos esta com calos nas patas,mas ele sò fica preso durante a noite e sua gaiola tem uma madeira em baixo para que possa descansar sem incomodo... mas esses calos náo saram pois se ele corre demais comecam a sangrar .. mas se eu o deixar dentro da gaiola irà piorar ... que medicamento posso adiquirir para que isso cicatrize estou muito preocupada.

Elma disse...

Bom dia!
A Gigi minha coelha de 5 anos,está com uma infecçäo ao redor do rabo e nos genitais, sgdo o veterinario foi ocasionada pela mosca varejeira, ela ja foi medicada e está em casa novamente,ele me disse q é p fazer uma limpeza diaria e passar rifosina somente... será q só com isso ela vai ficar boa?
Obrigada!
Elma.

Ju disse...

EU MORO EM UMA CASA GRANDE COM QUINTAL E TENHO 5 COELHOS ADULTOS E A 2 MESES NASCERAM 8 FILHOTES LINDOS ,MAS ELE ESTAM COM ALGUNS SINTOMAS QUE EU NÃO SEI DO QUE SE TRATAOS FILHOTES ESTÃO COM OS DEDINHOS INCHADOS E O PELO DESSA REGIAO CAIU, E ESTAO COM MACHICADINHOS NAS ORELHAS,ISSO SO ACONTECEU COM OS FILHOS, GOSTARIA DE SABER MAIS PARA TRATAR DELES.QUEM SOUBER ALGO SOBRE ISSO ME RESPONDA NO juliane.coelhinha@gmail.com ..

leydi_gi disse...

ola meu coelho esta de um dia para ca com o pescoço torto e nao sei oque faser estou desesperado
isso passa?
isso trata de com que?
pr favor me ajudem

Aline disse...

Boa noite, meu coelho está com os olhos lacrimejando isso jah faz tres semanas, veterinário falou que era imunidade baixa, mas continua a escorrer mesmos depois dos remedios.. o que eu faço??

Pivomar disse...

eu tenho um casal coelhos que estão com sarna, gostaria de saber o nome da Injeção.. preciso com URGENCIA de uma resposta, Obrigado!

Pivomar disse...

eu tenho dois casais de coelhos e eles estao com sarna, eu queria saber o nome da Injeção que eu posso aplica neles, preciso da resposta Urgente, Obrigado!

andréa disse...

Boa Tarde.
Meu coelho de 5 meses esta com feridas dentro das orelha,parece ser um "cascão" em uma delas tem um pouco de sangue.O que devo fazer?

Leka&Si disse...

meu coelho começou a emagreçer de uma hora para outra e ficou fraco e ta muito triste não sei mais oque faço alguem pode me ajudar.

Samantta disse...

Eu tenho um coelho , ele ainda é filhotinho e ele esta com as patinhas da frente peladinhas , isso pode ser alguma doença?

rosi disse...

Boa noite,
Tenho um coelho da raça lion de apenas 3 meses,minha filha constantemente brinca com ele abaixando as orelhinhas. Acontece que agora a orelha direita dele fica caída e deveria ser ereta. Será que ele está doente ou é normal?

diego_marabin disse...

minha coelhinha ta numa das patas avermelhada e com ferimentos mais só em uma pata o que faço
mandar um email para diego_marabin@hotmaol.com


grato

tayana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sandra disse...

sandra.


oi,tenho um coelho que apareceu em casa,deixo ele solto e vez ou outra ele sai e passa a noite fora.tenho observado que esta com uma papa,isso e normal,e anda meio triste e comendo pouco.por favor me ajudem pois ja amo o meu coelho.

sandra disse...

sandra.


oi,tenho um coelho que apareceu em casa,deixo ele solto e vez ou outra ele sai e passa a noite fora.tenho observado que esta com uma papa,isso e normal,e anda meio triste e comendo pouco.por favor me ajudem pois ja amo o meu coelho.

sandra disse...

sandra.


oi,tenho um coelho que apareceu em casa,deixo ele solto e vez ou outra ele sai e passa a noite fora.tenho observado que esta com uma papa,isso e normal,e anda meio triste e comendo pouco.por favor me ajudem pois ja amo o meu coelho.

sandra disse...

sandra.


oi,tenho um coelho que apareceu em casa,deixo ele solto e vez ou outra ele sai e passa a noite fora.tenho observado que esta com uma papa,isso e normal,e anda meio triste e comendo pouco.por favor me ajudem pois ja amo o meu coelho.

Gastronomia09.2 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gastronomia09.2 disse...

olá, tenho um coelho, o Bili, peguei ele quando ele era um filhote de quase dois meses e ja estou com ele a um ano e meio.O Bili é um coelho albino,comprei ele como um coelho comum e mora em apartamento, ele está pesando em torno de 6,5 Kg ele está obeso?
ele está com queda de pêlo nas costas (dorso), juntamente uma espécie de "caspa", pode ser sarna?

grata pela atenção,
Ana Carolina.

Lívia disse...

Escabiose = sarna sarcóptica causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, portanto é uma zoonose (é transmitida do animal pro homem, ao contrário do que postou em "DOENÇAS MAIS COMUNS NOS COELHOS - Parte I"

kyara3 disse...

Oi, tenho um casal de coelhos,porem a coelha deu cria há 3 filhotinhos, dai o coelho parou de comer, é ficou triste,e si afastou da coelha, morreu em uma semana que nasceram os filhotes!
eu,é minha filha estamos muito tristes!

antonio c arlos disse...

Meus netos criam dois coelhos um deles apareceu com um resimento anormal de um dente em forma de forquilha já estando acima das narina, empatando ele comer direito. Que devo fazer> por avor me ajudem n. fico muito grato. Antonio Carlos

Cláudia disse...

Olá,
tenho um casal de coelhos e eles dividem um espaço no quintal com porquinhos da índia. Eles tiveram um filhote, depois foi encontrado um coelho e o pessoal da casa do lado colocou-o no local onde estão estes meus coelhos, enfim o coelho encontrado estava doente e morreu. Uns 20 dias depois o filhote de mais ou menos 45 dias veio a falecer também. Os coelhos cavaram uma toca e achei que iriam ter filhotes, acontece que há uns quinze dias a coelha apareceu meio cansada, pensei que tivesse dado a luz, mas então ela entrou na toca e não saiu mais. O coelho passou a entrar diariamente na toca, só que agora ele não entra mais, e está comendo menos, e sem os pelos na parte de trás do corpo. Percebi que tem um porquinho comendo o pelo dele. Quando vi que ele começou a ter menos apetite e a emagrecer apliquei-lhe 0,1ml de Borgal. Não sei o que fazer.
obrigada Cláudia

Nicoly Diniz Costa disse...

Minha coelhinha está com uma falha na parte de cima do pescoço, com umas casquinhas que parecem caspas e o pêlo no local ficou embaraçado. O que pode ser isso ?

Nicoly Diniz Costa disse...

Minha coelhinha está com uma falha na parta de cima do pescoço e umas casquinhas que parece caspa. O que pode ser isso?

Cah Mendez disse...

Oi, tenho uma coelinha de aproximadamente 5 meses e ela está com a mesma doença que a da Nicoly Diniz a mais ou menos a 3 semanas, estou muito preocupada com isso me ajudem por favor!

paloma disse...

meus filhotes de repente ficaram com diarreia e apos dois dias eles morreram gostaria de saber se por o clima muitoom isso umido tem aver c

juju disse...

juju..meu coelho está com
um tumor em duas patas,quando eu pego tem tipo água o que pode ser isso?

Dayane disse...

Dayane
Olá boa tarde?Meu coelho é da raça lion..Ele estar com um tumor em uma pata..E com os patas resecados,e a orelha também..Meu coelho não é preso em gaiola é solto dentro de casa!!Ele faz as necessidades no jornal,E limpo muito bem o espaço onde faz as necessidades...é ele fazendo e já limpo!Gostaria por favor de uma resposta...

Dayane disse...

Dayane
Olá boa tarde?Meu coelho é da raça lion..Ele estar com um tumor em uma pata..E com os patas resecados,e a orelha também..Meu coelho não é preso em gaiola é solto dentro de casa!!Ele faz as necessidades no jornal,E limpo muito bem o espaço onde faz as necessidades...é ele fazendo e já limpo!Gostaria por favor de uma resposta...

@brunacaroline__ disse...

Meu coelho sempre foi brincalhão, correndo pelo jardim, pela casa, sempre teve comida e ração abundante. Agora esta mais queito, e hoje nao comeu e nao andou. Ainda percebi sua orelha inchada e roxa. O que poderia ser?

Cααh Lαiαh disse...

Vou tentar responder as perguntas de alguns;

@brunacaroline_ - http://www.blogger.com/profile/02579476977130825238

Obscerve se há secreção saindo da orelha de seu coelho, se ele anda com a cabeça inclinada, e se parece perder o equilibrio, até mesmo andar em círculos.

paloma - http://www.blogger.com/profile/08928181717767881392

Sinto muito por nós duas, nesta manhã comecei a perder meus bebês, crio coelhos em casa, tenho cerca de 20, e hoje, até a presente hora perdi 3, tenho mais 4 doentes. O no seu caso possivelmente uma bactéria, os meus bebês perderam a mãe no sabado (05/05/2012), e estavam pra completar 3 semanas de Vida, o que ocorreu com os meus foi o fato de nao terem mamado por pelo menos 4 semanas, quando só então teriam imunidade, adquiriram uma bactéria estomacal e estão falhecendo ;/ (meus olhos estão inchados de tanto chorar), enfim, essa bactéria pode ficar no ambiente onde eles ficaram, por tanto espere um tempo para ter mais filhotes, ou deixe-os em outro local, ao primeiro sinal de diarréia dê Diarretron, ele vai segurar a diarréia dos bebês, pena que não foi o suficiente pros meus ;/ jah que além da diarréia eles adquiriram bactérias.

Cah Mendez - http://www.blogger.com/profile/16479862946029461434
e Nicoly Diniz - http://www.blogger.com/profile/05882681852876267892

Tive uma coelha com esse problema, possivelmente é um fungo, ele aparece quando o animal fica exposto a umidade, é comum nas patas e orelhas, mas pode aparecer em outras áreas, a solução é simples: Iodo. Molhe um algodão com iodo e passe por toda a área com as casquinhas, evite deixá-la exposta ao Sol ou umidade, em 2 semanas mais ou menos verá grande melhora.

Espero ter ajudado
qualquer coisa: facebook.com/krollaia

dadelaide disse...

meu coelho esta com uma casca na pata da frente e a de tras e isso nunca para todo dia e a mesma coisa e quando ela sai fica sanguando ele fica agitado quando eu pego ele no colo nem mecho nas partes que estam com casca isso e doensa o que eu devo fazer estou com medo deis quando eu comrei ele,ele esta com casquinha em so uma unha ai eu pensei que era um machucdinho de nada e deixei pasar e pasou para todas as patas e pro nariz por favor quero que ele sara

dadelaide disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosemeire Silva disse...

Olá, minha coelha estava com a urina branca meio leitosa, depois de dois dias ela ficou o dia imóvel e sem comer,pensei que estivesse descansando, no mesmo dia a tarde ela morreu, notei sangramento em pouca quantidade no anus, oque pode ter acontecido?

marisa chadud disse...

Minha coelha está infestada de pulgas o que fazer? Marisa

marisa chadud disse...

Minha coelha está infestada de pulgas o que fazer? Marisa

ERFLA JULIANA MUSCARDI MUNIZ MOURA disse...

BOA NOITE! TENHO UM CASAL DE COELHOS QUE DEU CRIA A APROXIMADAMENTE UNS 25 DIAS OS COELHINHOS ESTÃO ESPERTOS, SE ALIMENTAM BEM E CORREM POR TODO O QUINTAL JÁ QUE SÃO CRIADOS SOLTOS, A MAIS OU MENOS UMA SEMANA UM APARECEU COM UMA ORELHA CAÍDA E HOJE FOI A VEZ DO SEGUNDO O QUE PODE SER/

fera ferida disse...

minha colhinha tem 3 meses e ela começou com um olhinho remelando, infeccionou tanto que o olho estufou e o veterinario falou que tinha q amputar o olho,esó q agora o outro olhinho começou com o mesmo problema, oq devo fazer? e que doença é essa?

Louis disse...

Bem, o meu coelhinho está com sarna também. Eu me assustei, quando levantei de manhã e vi que a pele do narizinho dele tinha caído. Eu o levei no mesmo lugar que eu tinha comprado ele, e me receitaram um remédio chamado TIURAN(sarnicida e fungicida), custou R$8,50. Mas ele ainda está sendo tratado, não sei se vai sarar. Tem que diluir o remédio em água (a mesma quantidade de remédio é a de agua), De qualquer forma,peça a informação necessária para quem te vender.

alicia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alicia disse...

olá meu nome é alicia,minha coelha de um dia para o outro ficou com a barriga muito enxada , esta muito leve,não anda e não tem reflexo,ela só respira,minha coelha teve sua segunda cria e não quis alimentar, pra não deixa-los morrer de fome(filhotes) começamos a dar a força será que isso tem ave?

Vanessa Costa disse...

Meu coelho o Harry está com a cabeça torta ñ consegue ficar em pé, e faz barulhos com a boca q parecem chiados, o q é? Por Favor estou desesperada!!!!!

Crislane Simplicio disse...

oi gostari de uma informação....

tenho uma coelha , faz 5 meses q ela esta soltando mt pelo, notei que perto da orelha dela caiu mt q ate da pra ver a pele dela .. e caiu tbm no pé direito dela.....




QUERIA SABER E ALGUMA DOENÇA..... obg...

Cααh Lαiαh disse...

Vc reparou se ela se coça?
Se sim, pode ser sarna, ou ainda fungos.

Há quase um ano ganhei uma coelha que n tinha pelos nas orelhas, e estava com escamas, descobri que eram fungos porque possivelmente ela ficava num local umido, tratei com IODO, em semanas estava curada.

Gustavo Paiva Pereira disse...

Ola tenho dois coelhos que ficam na gaiola e de vez em quando eu solto eles mais o veterinario falou que ele tem que fica na grande pra nao ter acesso ao xixi eu fiz isso mais eles estao com a pata e o rabo feridas peladas e com umas casquinhas brancas e eles fica se cosando isso tem cura oque fasso ?

aku-chan disse...

Oi, boa noite... minha coelha ta com um pequeno caroço perto da pata dianteira, ele é bem mole, o pelo não caiu nem nada, eu senti ele hoje, o que pode ser?

salumu kumba kisaka fiston disse...

tenho 6 coelhos,mais 2 deles tem 2pata torto ,algum pode me fala ou que se trata des doenças?

joão pedro M disse...

ola,bom dia .meu nome e Marcello tendo um coelho já adulto,sendo que notei que a sua parte traseira apareceu globos e agora seus pelos cairão tanto na traseira,rabo e patas traseira.isto e normal ou e um tipo de doença?que devo fazer,tem algum medicamento para tratamento. aguardo resposta. obrigado.

Zezao Pretinho disse...

Olá, meu coelho vive solto durante o dia e anoite .tem um quarto só dele com bastante higiene e ventilação. ah ,alguns dias ele vem apresentando uma ferida abaixo do fucinho,e quanto mas ele coça mas ferido fica oque eu posso fazer?

CRISTIAN disse...

tenho 2 coelhos e eles estão com os olhos inchados remelando e com feridas no nariz quero saber que doença é essa e como tratar e se isso pode atingir os 5 filhotes que ela tem eles tem 3 semanas !

tauane priscila disse...

Ontem meu coelhinho nike morreu...acordei de madrugada ele estava bem quando levantei de manha ele ja estava mole e com o olho arregalado ele tinha uma ferida na patinha e estava com a barriga bem grande alguem poderia me dizer o que ele tinha? Estou muito triste e me sentindo culpada me respondem no pri_pandora2011@hotmail.com

tauane priscila disse...

Ontem meu coelhinho nike morreu...acordei de madrugada ele estava bem quando levantei de manha ele ja estava mole e com o olho arregalado ele tinha uma ferida na patinha e estava com a barriga bem grande alguem poderia me dizer o que ele tinha? Estou muito triste e me sentindo culpada me respondem no pri_pandora2011@hotmail.com

cassiali disse...

Tenho um coelho anão o COSMO,que esta conosco a 8 anos... ele esta com um problema no rabo, como se estivesse descolando baixo caido.. estou muito preocupada, me ajudem...

cassiali disse...

Olá...Estou muito preocupada..tenho um coelho anão de 8 anos..que esta apresentando um problema no rabo.. como se estivesse descolando, baixo sollto...não sei o q fazer e quando urina fica arrastando no chão molhado. Alguem por favor me ajude.

Juscenio Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juscenio Almeida disse...

meu coelho ja caiu a metade da orelha por causa de sarna, gostaria de saber se as orelhas podem se regenerar novamente?

Cααh Lαiαh disse...

Claro que não!

O que você está esperando pra levar esse coelho a um veterinário???
A sarna comer o animal inteiro?

Cara, corre com ele no vet, ele vai saber que medicamento e quantidade a ser aplicada.

Kate Marilyn disse...

Tenho um casal de coelho onde o macho começou a cair o pelo em grande quantidade e qdo foi hj o coelho tava mole moooooleee simplesmente deu uns dois pulos no viveiro caiu e ficou agonizando até morrer alguém sabe o que pode ter ocasionado a morte dele????
Será que foi algum viros ?
Tenho medo de acontecer com a fêmea tbm alguém pode meu ajudar????

Cααh Lαiαh disse...

Katy eu criava coelhos, cheguei a ter 30 de uma única vez, eles pegaram uma doença transmitida por outros animas, em casa tiveram contato com gatos e cães de rua que entravam curiosos no quintal.

Leve sua coelha ao veterinário, peça para que ele lhe aplique as vacinas.

cristina disse...

tenho um coelho com um ano e meio apareceu-lhe uma batata no nariz escamosa e tem os dedos de ambas as patas e as mãos inchados e tambem escamosos .Alguem me pode ajudar e dizer-me o que posso fazer?

Luis subtil disse...

Tenho uma criação de coelhos e estão a morrer todos ...o sintoma é olhos meio abertos enchados gostava de saber o que fazer?

samuel gama disse...

Olá tenho um coelho da raça lion e ele está com o anus meio inchado e as vezes fica bem vermelho como se fosse sair sangue,dai ele faz coco e parece voltar ao normal mas depois volta tudo de novo.Ele também esta poupando uma das patas como se estivesse machucada,e as fezes dele esta mais pastosa e sai uma gosma meio transparente.por favor me ajude a descobrir o que é isso que ele tem...agradeço desde já.

ti le disse...

dei banho nao meu coelho depois disso o pelo começou a cair agora to dando uma vitamina para pelos mais percebi que no pescoço dele a pele esta vermelha nao tenho condiçao de levar no veterinario o que devo fazer?

ti le disse...

dei banho nao meu coelho depois disso o pelo começou a cair agora to dando uma vitamina para pelos mais percebi que no pescoço dele a pele esta vermelha nao tenho condiçao de levar no veterinario o que devo fazer?

MONICA CRISTINA disse...

Por favor, estou desesperada!!! Meu coelhinho Luck não está mexendo as patas traseiras, iss aconteceu de repente. A raça dele é lion. Ele está comendo, bebendo água, mas não mexe as patinhas, não consegue andar. Nada aconteceu, não caiu, nem está machucado. Aqui na minha cidade não tem veterinário para animais silvestres, mas tiramos radiografia e está tudo normal. Por favor, alguém pode me ajudar??

Pétria Almeida disse...

Gostaria de saber qual é o tratamento eficaz no tratamento que vou dizer. Conheço um lugar que está atualmente com dois coelhos e os mesmos estão com alguns "tumores" nascendo no focinho, depois que eles crescem - os "tumores"- caem. Percebi que esses "tumores" são rígidos, mas, aparenta ser o próprio focinho deles caindo, é um tanto estranho.As orelhas deles também está machucada.
Aguardo retorno,
petria1987@gmail.com

Pétria Almeida disse...

Gostaria de saber qual é o tratamento eficaz no tratamento que vou dizer. Conheço um lugar que está atualmente com dois coelhos e os mesmos estão com alguns "tumores" nascendo no focinho, depois que eles crescem - os "tumores"- caem. Percebi que esses "tumores" são rígidos, mas, aparenta ser o próprio focinho deles caindo, é um tanto estranho.As orelhas deles também está machucada.
Aguardo retorno,
petria1987@gmail.com

NÓS disse...

Boa tarde. Tenho duas coelhas mãe e filha que não coneguem ficar de pé. Estão comendo, bebendo água,evacuando normalmente, as fezes estão durinhas mas não saem do lugar para mais nada. Isolei as duas, pois estavam com filhotes que já estão se alimentando de ração, couve e cenoura.
Levei ao veterinário, e o mesmo aplicou um composto de antibiótico + antinflamatório além de receitar um complemento alimentar(Maltodex) para as mesmas. Sinceramente, não sentí diferença. Para mim continuam do mesmo jeito.
Não faço criação, por um descuido um coelho macho entrou no terreno onde são criadas a solta, por isso uma pariu em março e outro em junho.
Alguém já passou por esta situação e que possa me ajudar?
Obrigado.

Jeanderson e Victor disse...

Meu coelho tem um olho cego dsde pwqueno nao sei se foi acidente ou nao mas ultimamente ele esta com o olho sego lacrimejando e os pelo ao redor do olho estao caindo gostaria muito que se possivel se vc souber ou tiver mais ou menos uma ideia do pode ser me mandasse um email com a resposta fico grato desde jah o email eh jeanderssom@gmail.com estou preucupado poiis gosto muito do meu bixo de estimação

Érica disse...

Oi, hoje de manhã fui ver o meu coelhinho, e ele estava sem o rabo, é possível ele mesmo ter arrancado?

Vivian Merxed Peres disse...

Olá. Tenho um coelho de, aproximadamente, 6 anos. Notei que a urina dele está escura, de coloração quase preta. Levei ao veterinário e foi diagnosticado que ele está com pedra na visícula após exame de urina e ultrassom.
O veterinario disse que é por causa da alimentacao, porém eu o alimento com variedades de verduras e ração, ou seja, uma alimenracao normal... O pior de tudo é que resolve apenas com cirurgia, onde custa mil e cem reais... Alguém sabe a respeito desta doença? Não existe nenhum outro meio para resolver?

Vivian Merxed Peres disse...

Olá. Tenho um coelho de, aproximadamente, 6 anos. Notei que a urina dele está escura, de coloração quase preta. Levei ao veterinário e foi diagnosticado que ele está com pedra na visícula após exame de urina e ultrassom.
O veterinario disse que é por causa da alimentacao, porém eu o alimento com variedades de verduras e ração, ou seja, uma alimenracao normal... O pior de tudo é que resolve apenas com cirurgia, onde custa mil e cem reais... Alguém sabe a respeito desta doença? Não existe nenhum outro meio para resolver?

Thalita Fernandes disse...

Olá esses dias tenho notado que meu coelho está soltando uma grande quantidade de pelos e seu nariz está escorrendo e as vezes ele tosse! Mas está comendo e bebendo aguá normalmente oq pode ser?

Thalita Fernandes disse...

Olá esses dias tenho notado que meu coelho está soltando uma grande quantidade de pelos e seu nariz está escorrendo e as vezes ele tosse! Mas está comendo e bebendo aguá normalmente oq pode ser?

Eliane ArantesMoreira disse...

O meu também está assim, eu gostaria de saber oque é, mas infelizmente ñ sei.

cassio donini disse...

tenho um criaçao de coelho eles estao morrendo sera por causa do calo, as tenlho varias matrises estao criando antes do praso todos os filhotes morto.

Misa Reis disse...

Oi tenho um mini coelho, da raça minilop, tem em torno de 6 meses, acontece que ele está perdendo pelo no dorso, eu tinha notado umas feridinhas, com casquinhas, parecendo caspa, no dorso, e agora, as feridinhas sumiram, mas está com poucos pêlos no dorso, o que será? Sarna? Ressalto que ele está comendo bem, fezes normais, correndo e dando piruetas..

Misa Reis disse...

Oi tenho um mini coelho, da raça minilop, tem em torno de 6 meses, acontece que ele está perdendo pelo no dorso, eu tinha notado umas feridinhas, com casquinhas, parecendo caspa, no dorso, e agora, as feridinhas sumiram, mas está com poucos pêlos no dorso, o que será? Sarna? Ressalto que ele está comendo bem, fezes normais, correndo e dando piruetas..

Cααh Lαiαh disse...

Reis, o que seu coelho tem pode ser causado por fungos, tente usar IODO, desses de farmácia mesmo, umedeça um algodão e espalhe pelas costas dele, o pelo ficará manchado por semanas, mas aos poucos essa pele escamosa sai e os pelos voltam a nascer. Isso se for o que estou pensando.

paula mayara disse...

olá eu tenho 4 coelhos em casa sendo 3 machos e uma femea um deles teve hoje huw ataque muito anormal. pois estava se debatendo e virou os olhos e o rabo esta duro ...ele esta so deitado com o pescoço tordo deitado e não se mexe direito e tenta se levanta a todo momento mais nao consegue ele estava seh alimentando bem estava ate brincando com os outros do nada ele esta assim podem me ajuda!!!

paula mayara disse...

meu coelho teve uma convulsão e esta debilitado ok eu faço.esta com a cabeça virada o rabo duro e olhos vermelho

Cααh Lαiαh disse...

PAULA, SEPARE SEUS COELHOS, COLOQUE UM EM CADA COMODO SE FOR POSSÍVEL, LIMPE DIARIAMENTE O AMBIENTE EM QUE CADA UM FICA. SINTO MUITO, MAS ISSO É UMA DOENÇA E SE ESPALHA FACILMENTE, É FATAL.

André Paiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Paiva disse...

lamentável, meu coelho vivia em piso e o mesmo teve machucadinhos nas patas de trás, levei no veterinário, cuidei mantive tudo limpo, gastei horrores em remédios mesmo assim não sicatrizou nem mesmo com antibióticos, ela ficou cada vez pior ao ponto de atrofiar as patas e a coluna com feridas horriveis e irreversíveis, hj pela manhã o veterinário esteve em minha casa e o mesmo indicou a eutanásia, sofro muito pela perda pois eu amava meu animal, mas não achava certo o sofrimento ao qual ele estava passando fica a dica, cuidado com as patinhas de trás dos coelhos a qualquer mudança corra com ele para um veterinário!

Inglirth Vianna disse...

Olá. Minha filha ganhou um coelhinho que deve estar com 3 meses, enfim começou a aparecer como se fosse uns machucadinhos na parte de fora das orelhas e soltam tipo "caspas" o que vem aumentando,onde tem esses machucadinhos brancos esta ficando sem pelo, o que fazer?? Aguardo resposta e agradeço a ajuda.
Inglirth Vianna
inglirthpsi@hotmail.com

Inglirth Vianna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cααh Lαiαh disse...

I Vianna, esses "machucadinhos" teem que coloração? branca ou amarelada claro? se for, pode ser uma doença causada por fungos, o Iodo pode ajudar.
Caso seja mais escura, uma crosta grossa, experimente, com uma pinça, remover uma parte, se obscervar que embaixo dessa crosta há pequenos parasitas (pequenos MESMO, menores que pulgões ou pulgas - por isso é bom fazer isso em local com bastante luz e se precisar, com a ajuda de alguém que enxergue bem), se houver, podemos considerar a hipótese de ser uma espécie de sarna ouricular, se não for tratada, leva o animal a morte, e transmite para outros.
No segundo caso, se for, utilize uma mistura de TINNER (sim, aquele usado para remover tinta) ou água sanitária, embebede um cotonete e esfregue na orelha do coelho, removendo toda a casca, em seguida use água oxigenada e um algodão, espalhe pelo local onde estavam as casquinhas.

Se precisar de mais ajuda, ou se tiver alguma dúvida, me procure no face: caah.laia ou e-mail Carollina.r.l@gmail.com

Anelize Eurich disse...

me ajudem meu coelho esta doente a 2 semanas já levei ao veterinário, dei remédio e ele piorou e para ajudar ele acabou fazendo suas necessidades deitado pois está sem equilibrio,agora está com as fezes no pelo e nao sei o que fazer para limpar ele, pois banho não pode dar alguem sabe o que devo fazer?? é urgente

Anelize Eurich disse...

me ajudem meu coelho esta doente a 2 semanas já levei ao veterinário, dei remédio e ele piorou e para ajudar ele acabou fazendo suas necessidades deitado pois está sem equilibrio,agora está com as fezes no pelo e nao sei o que fazer para limpar ele, pois banho não pode dar alguem sabe o que devo fazer?? é urgente

Cααh Lαiαh disse...

Anelize, se for uma doença no sistema nervoso, sinto muito, mas nunca vi cura. O melhor é ficar com ele, tentando confortá-lo, ou sacrificar pra acabar com o sofrimento.

já para limpá-lo pode usar uma escova ou pente úmido

amanda santos disse...

olha pessoais isso e uma coisa que pode ate transmiti uma morte do que eu sei e que entende no texto e na mnha prova da escola caiu isso e eu acertei isso

amanda santos disse...

olha pessoais isso e uma coisa que pode ate transmiti uma morte do que eu sei e que entende no texto e na mnha prova da escola caiu isso e eu acertei isso

amanda santos disse...

ols isso serve de um exemplo pras pessoas que tem coelhos em casa

amanda santos disse...

isso serve de emxemplo para as pessoas que tem coelhos em casa

paulo felipe disse...

O MEU COELHO TA CA ORELHA CAIDA OQUE EU POSO FASE

paulo felipe disse...

OI

Cααh Lαiαh disse...

Felipe, tive um coelho que em dois dias as orelhas dele caíram, não era nada, assim ele viveu mais 2 anos (já estava com 5/6 quando isso ocorreu)

mas examine as orelhas dele, principalmente dentro, veja se nao há nada de anormal.

Carolina Almeida disse...

Por favor preciso de ajuda o meu coelho acordou gritando e com alguma coisa meio branca no nariz, ele ñ tá conseguindo andar direito também ..
podem me ajudar por favor ?

Carolina Almeida disse...

Por favor preciso de ajuda o meu coelho acordou gritando e com alguma coisa meio branca no nariz, ele ñ tá conseguindo andar direito também ..
podem me ajudar por favor ?

Carolina Almeida disse...

Por favor preciso de ajuda o meu coelho acordou gritando e com alguma coisa meio branca no nariz, ele ñ tá conseguindo andar direito também ..
podem me ajudar por favor ?

taina cangussu disse...

Acredito que seja sarna mesmo, pois a minha coelhinha teve sarna e a apresentação dos sinais e sintomas não foram exatamente como esta descrito acima, nem todos os animais são iguais; o da minha começou com um machucadinho no nariz e ponta dos de vermelho, inchado, sem pêlo, com unhas quebradiças, ela não ficou sem apetite e nem com esse pó branco q parece ser comum.
Eu sei que já faz muito tempo esse comentário, gostaria de deixar como alerta.

taina cangussu disse...

Acredito que seja sarna mesmo, pois a minha coelhinha teve sarna e a apresentação dos sinais e sintomas não foram exatamente como esta descrito acima, nem todos os animais são iguais; o da minha começou com um machucadinho no nariz e ponta dos de vermelho, inchado, sem pêlo, com unhas quebradiças, ela não ficou sem apetite e nem com esse pó branco q parece ser comum.
Eu sei que já faz muito tempo esse comentário, gostaria de deixar como alerta.

taina cangussu disse...

Sinto muito... posso imaginar sua dor.. qto tempo ele tinha?
Obrigada

taina cangussu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
taina cangussu disse...

 Me desculpem, mas hj fiquei muito triste ao ler os comentários. Não estou e nem quero generalizar, mas me pareceu que muitas pessoas aqui estão negligênciando a saúde de seus coelhinhos, pois tem buscado na internet soluções para as doenças de seus animais. Eu não acredito que esse seja o melhor caminho, apesar dos blogs e outros estarem disponíveis para nos ajudar, passar informações valiosas, mas apenas em um consulta com um veterinário silvestre ele poderá avaliar e determinar o melhor tratamento para o seu coelho.
Se vc ama seu coelho não terá dinheiro que paguei seu diagnóstico precoce e cura ou se vc é apenas o cuidador, vc é o responsável por essa vida.
Se perceber qualquer coisa de diferente no seu coelho, corra para o veterinário. Não espere ser ou se tornar algo grave.

Desabafo... indignação... preocupação...

Obs: observe comentários de criadores q não tem um acompanhamento de rotina com veterinário silvestre. 

fatima francobraggion disse...

gracas a deus meus coelhos nao tem nenhuma dessas tres doencas porque eles sao saudaveis por isso nao contem doencas contagiosas eles sao muitos alegres e divertidos brincam muito salta pula no quintal e uma brincadeira so

Anna Maria Maximiano disse...

Boa noite, tenho uma coelhinha com 3 meses, que esta com uma descamação na parte externa da orelha. Ja examinei nas partes internas das orelhinhas e nada encontrei de anormal. Sera que vcs poderiam me ajudar? Abraços, Wagner.

Cααh Lαiαh disse...

Use Iodo Wagner, mas fique alerta a qualquer progresso da descamação

gabriela ribeiro disse...

Ola uma das orelhas do meu coelho caiu isso e normal e pode prejudicar a saude dele??

Cααh Lαiαh disse...

Caiu como? desgrudou da cabeça ou simplesmente ficou baixa?

luana battisti disse...

Olá. Estou muito preocupada com uma das minhas coelhas, ela de dia fica das 8:00 da manhã até mais ou menos as 7:30 da noite. E antes de ontem, eu peguei uma das minhas coelhinhas e virei de barriguinha para cima, como eu sempre fiz desde que todos os meus coelhinhos nasceram, então, quando à virei de barriga para cima, vi que ela tinha um caroço roxo no pescoço. Era meio estranho, eu olhei nos pescoços das minhas outras coelhas e não tinha aquele caroço. E passou algumas horas e ela quase não andava e se triscava no caroço doía. Então, dei um remedinho para ela ontem e ela deu uma melhoradinha, ela já voltou a andar, ela brinca normalmente e come muito bem, mais ainda está com o caroço. O que você acha que é ? E na casa que eu moro é rodeada de gatos, no meu vizinho do lado direito tem um gato e o do lado esquerdo também. Você acha que pode ser uma mordida de gato que inflamou ou pode ser uma doença ? Por favor me ajude. Estou muito preocupada....

Cααh Lαiαh disse...

Luana, eu não tenho ideia do que possa ser, dos 30 que criei nunca vi isso.
Se os coelhos são filhotinhos, tem sorte de ainda tê-los, os gatos o caçam e comem, coelhos filhotes são presas, se são adultos pode ser que tenham brigado, mas gatos costumam arranhar, não morder, vc precisa procurar um veterinário, pode ser algo pouco grave, talvez só uma inflamação, mas é bom nao arriscar

Uncle Cas disse...

Gente nasceram 7 bebes da minha coelha. Um deles ela arranhou assustada perto do pescoço dele e tirou um pouco da pele. Limpamos a ferida e parou de sangrar. Ele nao esta indo mamar. Oque fazer e o que passar na ferida caso volte a sangrar? ColocAMOS GASE

Cααh Lαiαh disse...

Use Bepantol, é uma pomada pra bebes, pra assaduras e cicatrizes, voce pode encontrar em qualquer farmácia, mas tem que ser Bepantol - hipoglos não funciona, passe bem pouquinho no arranhão.

Quanto a mamar: ele pode ter ficado traumatizado, coloque ele perto da mãe, force a amamentação, agora se ela não quiser, terá que criá-lo na seringa

Uncle Cas disse...

Obrigado ele esta mamando . Vou comprar a pomada

jaqueline de melo carvalho carvalho disse...

Olá crio vários coelhos e algumas pessoas acham que é por negligência que nossos bebes adoecem ,digo aqui pois não é muita gente recorre aos blogues e internet a fim de ajudarem seus coelhinhos pois não comum encontrar veterinários silvestres ai o jeito é procurar ajuda de alguma maneira pois bem passei por várias dessas doenças com meus coelhos a última foi um prolapso da corda intestinal não teve jeito tive realmente que caçar um veterinário que entendesse e consegui fazer uma cirurgia em meu bichinho digo aqui não foi nada barato e hoje ele está tendo algumas reações com não querer comer nem beber agua esta com o corpo rígido consegui falar com o veterinário que o atendeu esta muito longe em uma viagem e disse que era para eu dar 5 gotas de buscopan e depois de 30 minutos dar luftal e que mesmo a força eu o hidratasse pois é uma das causas que mata rápido um coelhinho é a desidratação fica a dica para quem estiver passan por isso qualquer dúvida tenho ainda algums bizus fica meu face para quem quizer saber mais algo. jaquelinecarvalho2014@gmail.com

jaqueline de melo carvalho carvalho disse...

Olá gente estou aqui par dizer não sou de acordo em matar os bichinhos para acabar com o sofrimento, tambem não sou de acordo que sem jeito eles fiquem sofrendo de dor então dou uma dica a quem não quer passar por essa escolha vá a um veterinário de gato e cachorro mesmo peça para que ele dê uma medicação que tire a dor de seu bichinho até chegar a hora dele, claro isso só se não houver cura.

jaqueline de melo carvalho carvalho disse...

Olá Luana vi seu comentário uma de minhas coelhinhas tiveram uma espécie de nódulo tambem isso é uma doença bacteriana tipo furunculo eu dei a ela um comprimido por dia durante sete dias de Baytril 50mg e ela veio a melhorar espero ter ajudado.

Bel Amancio disse...

Olá tenho um coelho (meu kolipoki) ele tem alguma coisa no nariz dele que não sei explicar, parece um tufo de pelo que vai crescendo, como nunca tive um coelho antes e ele chegou em casa novinho, achei que fosse normal, até que um dia eu notei que o tufo tinha caído e o nariz dele tinha uma feridinha, alguns dias depois essa coisa começou a crescer de novo, é muito estranho, alguém saberia me dizer o que é?

Geovane da Cruz disse...

oi. eu tenho dois coelhos. e reparei que em um de seus olhos tá crescendo uma pele que está encobrindo a visão dele. O que eu posso fazer para livrá-lo disso? Atenciosamente, obrigado.
meu e-mail é geovanechess@gmail.com

gwy disse...

Falam em relaxamento como se qualquer veterinário atendesse coelho. Aqui na minha cidade não tem nenhum que atenda coelho, então preciso conseguir uma carona pra levar minha coelha até um veterinário em outra cidade. =/

Leidjany Claudio disse...

ola minha coelha ta com a patinha enchada isso pode levar a morte?

Kellyn santos soares disse...

Ola tudo bem?minha coelha teve infecção bacteriana,ficou 4 dias internada,saiu hj da clinica,mas o coco dela esta diferente,esta menor isso pode ser outro problema?obrigada

Carol Laia disse...

Kelly continue observando o comportamento da sua coelha, o fato de as fezes terem mudado não significa que ela esteja doente mais uma vez, ela tomou muito medicamentos, teve a dieta alterada, isso muda a flora intestinal por um periodo, veja se ela se alimenta.

Kellyn santos soares disse...

ola tudo bem?ela esta bem,mas ontem a noite começou a ficar com o coco mole e parece que sai um muco junto.não sei mas o que fazer.o veterinario so mandou continuar a medicação bactrim 0,52 ml de 12 /12,soro fisiologico 0,9% 2 ml de 8/8 e probiotico 1cm de 8/8,e hoje ela não fez xixi,to muito preocupada.e fez exame deu que tem um valor alto de infecçao bacteriana.

Joana Vingada disse...

Ola chamo m joana e em todos os comentários ke li, nenhum tem explicação para o ke esta a acontecer com os meus coelhos.
Tenho coelhos a solta no meu quintal e estão começando a morrer(ate agora so morreram 2).Tenho reparado ke, antes de morrerem estão moles/deitados e com sangue no nariz, n sei o ke possa ser....
Se souberem de algo por favor digam m estou desesperada...
Podem responder para o meu mail:
joana.vingada@gmail.com

Muito obrigada