sábado, 29 de novembro de 2008

SINAIS QUE INDICAM A IDADE DOS COELHOS


Existem alguns sinais ou detalhes que permitem conhecer a idade dos coelhos, evitando-se assim, que se comprem animais ou muito jovens ou muito idosos, influindo no início precoce que pode ser prejudicial ou tardio da criação.

Localizamos estes indícios nas unhas, dentes, aspecto físico e articulações.

Unhas: identificamos um coelho mais velho através das unhas, quando possuem a curvatura bem longa;

Dentes: no coelho jovem a cor é branca, no adulto é amarelada e suja;

Aspecto físico: o coelho jovem é inquieto, rápido de olhos brilhantes , orelhas com movimentos rápidos, o animal é nervoso, e de pelo brilhante;

Porém se o coelho for jovem, mas estiver doente pode não apresentar estas características.

Articulações: Os coelhos possuem entre os ossos que formam as articulações (fêmuro-tíbuo-rotular) um espaço que diminui a medida que o animal completa o seu desenvolvimento. Este espaço é observado e de fácil identificação nos coelhos mais jovens, quando se procede a apalpação.


sábado, 22 de novembro de 2008

terça-feira, 18 de novembro de 2008

ALIMENTAÇÃO E MANEJO

A alimentação é um fator de importância no aparecimento de distúrbios digestivos nos coelhos em engorda ou no período pós-parto, por uso de ração inadequada seja por má qualidade ou por quantidade.
Diarréia de origem alimentar ocorre devido à administração de alimentos pobres em celulose. A celulose favorece o trânsito dos alimentos pelo aparelho digestivo, mas se oferecido aos animais em demasia pode diminuir o seu ganho de peso.
Também devemos evitar a troca brusca de ração, para se permitir que a flora microbiana do tubo digestivo se adapte ao no regime alimentar, e evite problemas na saúde do coelho.
Outro cuidado que devemos ter é no peneramento da ração, para que seja retirado todo o pó, evitando-se assim o aparecimento de rinite provocada pela aspiração desse resíduo pelos animais.
A água é também de grande importância, que deve ser em abundância e de boa qualidade, pode ser utilizado bebedouros automáticos que diminuem a mão de obra e mantém o abastecimento constante de água para os coelhos;uma água estagnada e suja pode causar sérios distúbios intestinais podendo levar muitos animais à morte.
Com relação aos comedouros devemos usar os leves fixados na parede da gaiola, com bordas viradas para o lado de dentro. Preencha apenas 2/3 (altura ou capacidade) do comedouro com ração para não desperdiçar (exceto os comedouros automáticos). O comedouro deve ter fundo côncavo,com abertura adequada que permita ao coelho alcançar o alimento com facilidade, altura mínima para evitar o contato da ração com fezes ou urina, e material resistente aos dentes dos coelhos, facilidade de limpeza.













domingo, 16 de novembro de 2008

FESTA DO COELHO NO JAPÃO


Festa do coelho de Yokohama tem duração de dois dias.Animais usaram vários vestidos de noivas e longos.
Do G1, em São Paulo
Cerca de 8 mil pessoas visitaram a Festa do Coelho em Yokohama, no Japão, neste domingo (16). Evento de dois dias teve até desfile de moda dos animais. Os bichinhos posaram com vestidos de noiva, vestidos longos de festa, trajes típicos de irlandeses, e ainda usaram cartolas e pequenos paletós. (Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP Photo)






quarta-feira, 12 de novembro de 2008

COELHÁRIO



Dentro do coelhário, é necessário, oferecer as melhores condições possíveis aos animais,em termos de conforto e proteção, influindo estes cuidados no resultado que o cunicultor desejar com relação a criação.
O aquecimento da coelheira, principalmente no inverno e nos dias frios, é fundamental. Existem vários métodos utilizados para a manutenção da temperatura dentro dos galpões, como os aquecedores elétricos espalhados pelo local, e proteções nos locais de ventilação que impeçam correntes de ar.
Gaiolas ou coelheiras ao ar livre devem ser construídas com material isolante e protegidos do frio.
Locais escuros e muito úmidos são extremamente prejudiciais aos animais, portanto a iluminação deve ser de boa qualidade. Locais escuros facilitam o desenvolvimento de agentes causadores de doenças.
A iluminação artificial quando utilizada deve ser a distâncias regulares, devendo ser bem distribuída. Recomenda-se de 14 a 16 horas de luz por dia em todas as estações do ano. E a melhor forma de instalá-las é pendurar as lâmpadas sobre os corredores e nunca sobre as gaiolas.
Considera-se o período de 8 horas diárias de luz para os machos em reprodução,aumentando, com este período de iluminação, o seu apetite sexual.
Com relação às fêmeas, admite-se que 16 horas diárias de luz regularizam seu ciclo estral. Deve-se manter 4 W por metro quadrado de iluminação.
Com relação a umidade, ela está diretamente associada a saúde dos animais, e deve ser controlada, principalmente nos meses de frio e chuvosos, evitando-se desenvolver um criatório em locais de alta umidade.
Devemos manter uma umidade relativa do ar em torno de 70%. O controle eficaz da ventilação da e da temperatura do galpão ajudam a controlar a umidade.







segunda-feira, 10 de novembro de 2008

OS OBJETIVOS DA PRODUÇÃO DE COELHOS


Os coelhos domésticos podem ser criados para fins diferentes, cada um deles sendo o principal, e com boa gestão, pode resultar em benefícios econômicos que não podemos desperdiçar.
Entre elas estão:

a) A produção de carne:
As carcaças dos coelhos podem vir para o mercado com cerca de 8 semanas de idade e menos de 14. O peso de cada uma varia entre 1,0 e 1,6 quilos, quantidade suficiente de para alimentar uma família de 5 membros. Por outro lado, gordura e ossos representam apenas 14% do peso total da carcaça, de modo a obter o rendimento de que é o máximo.
A carne de coelho é branca e rico em proteínas, o seu teor de gordura é baixo e seu colesterol é baixo. Em testes de laboratório mostraram que a produção de ácido úrico no corpo humano após a ingestão for menor do que quando consumidos outros carnes (bovina, carne de porco, carneiro), é ligeiramente inferior a galinha e, em pequena proporção superior ao peixe.
Por estas razões, carne de coelho é considerado "diet", porque ele contém menos calorias do que outras carnes, sendo altamente recomendável para convalescentes e doenças artríticas por seu excelente nível de digestão e baixa produção de ácido úrico.

b)A produção de peles:
As peles curtidas constituem um subproduto do coelho muito apreciável, anunciados para a fabricação de artigos de vestuário e seus resíduos podem ser utilizados para a fabricação de suvenir's, tais como chaveiros, chapéus, etc.

c)A produção de pelos:
Apenas uma raça produz uma alta qualidade de pelo para industrializar, o angorá, coelho que tem seu pelo utilizado no vestuário, principalmente chapéus e blusões. A China é o maior produtor de angorá para a utilização do pelo no mundo, produzindo cerca de 80% das 5000 toneladas/ano.

d)A produção de reprodutores:
Qualquer uma das muitas raças existentes, quando forem tratadas adequadamente, a fim de preservar a pureza de seu sangue e evitar a consanguinidade na produção, podem ser criadas exclusivamente para utilização como reprodutores.

e)A produção de coelhos vivos:
A produção de coelhos vivos, para sere vendidos como animais de experimentação, para a fabricação de remédio na indústria no desenvolvimento de soros, vacinas, testes biológicos e, também eles podem ser vendidos como animais de estimação.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Movimentação de animais

Os coelhos são de temperamento inquieto e assustado e estão propensos a entrar em pânico, por esta razão o seu transporte deve ser cuidadoso. Estes animais respondem bem ao tratamento gentil. Normalmente deveriam ser em câmara lenta, sem gritos ou súbitos sons, como os produzidos por uma queda de um balde de latão ou crianças brincando.

É importante usar uma forma de transporte para os coelhos. O operador deve evitar causar prejuízo, porque, se isso acontecer, o animal pode causar arranhões ou mordidas,no operador.
(1) Devemos pegar os coelhos com uma mão nas costas, de forma que o polegar e o indicador segurem na parte superior do quarto traseiro do animal.
(2) Os coelhos adultos de raças pequenas e médias são tomadas com uma mão sobre uma prega de pele na região do ombro, enquanto a outra mais abaixo nas coxas, que ajudarão a suportar o peso.
(3) Os coelhos com 5 kg ou mais, estão garantidos com uma mão por uma prega de pele na região do ombro, enquanto o outro vai para a parte traseira e laterais, armazenando-as pelas coxas.
Os coelhos deverão ser prensados entre o braço e o corpo do operador.
(4) Os coelhos com lesões ou outros problemas que impeçam o transporte, conforme descrito acima, pode ser feitos com uma mão pela pele do pescoço, e sustentado pela volta e traseiros com o braço, a fim de que o coelho seja voltado para cima.

domingo, 2 de novembro de 2008

PROGRAMA DE GESTÃO DE SAÚDE E DE HIGIENE NA UNIDADE DE COELHOS REPRODUTORES

Alguns aspectos importantes e necessários devemos ter em conta para manter uma CUNICULTURA livre de doenças, encontram-se em primeiro lugar, tendo em conta que "é melhor prevenir do que remediar ou arrependimento", porque o primeiro é economicamente mais barato, que o segundo.
Então, partindo desta premissa, devemos considerar que o implemento de um programa de saúde, a ser seguido e rigorosamente respeitado depende em grande parte o sucesso na produção de planeamento e, portanto, os coelhos como um negócio.

O plano deve ser criado e com base nas condições reais de cada criação, em sua localização geográfica, o ambiente e a gestão que lhes são provenientes dos animais, entre outras coisas.

As normas gerais de higiene são os seguintes:
1. Isolado (quarentena ou observação) de animais suspeitos ou doentes, e todos aqueles que foram recentemente introduzidos para a exploração cunícula.
2. Retirar da reprodução de animais de idade, fraco, pálido ou cura de uma doença contagiosa ou grave.
3. Evitar a superlotação.
4. Gerenciar rações alimentares saudáveis e bem equilibradas.
5. Evite o desmame precoce.
6. Não usar em excesso os reprodutores.
7. Manter-se saudável, limpo, seco e ventilado, as instalações e arredores.
8. Manter o silêncio, a calma e tranqüilidade dentro dos galpões, a fim de evitar choques e stress nos animais.
9. Manter à disponibilidade dos animais, água limpa e fresca.
10.Sistematicamente desinfecção das instalações e equipamentos destinados a albergar os animais e o trabalho do pessoal encarregado
11.Combater constantemente vetores, como moscas, mosquitos, ratos e camundongos e de todos os tipos de parasitas.
12.Proibir o acesso às instalações (da criação), a qualquer pessoa estranha (visitas), principalmente para os comerciantes que vêm em busca de coelhos.
13. Retirar fezes e destruir qualquer material orgânico, como os animais mortos, por doenças ou não, devem ser retirado do (s) estande (s).
14. Dispor de um lugar para o isolamento total e desinfecção dos animais suspeitos ou de materiais e equipamentos, o que poderia, em determinado momento, transmitir doenças à criação.

A implementação destas e outras medidas de segurança, garantir a saúde e a higiene dentro do alojamento e, portanto, que os nossos animais não sejam afetados por uma doença que se traduz em perdas econômicas para o produtor. De tempos em tempos, talvez a cada 5 anos, ou quando as circunstâncias o justificarem, é aconselhável fazer um "vazio" de saúde, isto é, vender todos os animais, equipamentos e desinfecção das gaiolas e fazer um balanço total da (planta), abra-a completamente ar puro e limpo, desinfectar pavimentos, tetos e paredes. Sem que se refere a este último, alterando a malha, e cortinas, caiar paredes, tetos e pavimentos.

Comprar equipamentos novos como gaiolas em geral, alimentadores e bebedouros. E se estes são automáticos, remova todas elas e colocadas em soluções desinfetantes sob o tratamento recomendado pelo fabricante procurando, se você não pode mudá-las de novo, limpar e desinfetá-los. Tempo que pode ser limitado a uma semana, dada a eficácia das medidas tomadas para esse efeito. Depois disso, e buscando a re-iniciar com a produção e aproveitar ao máximo essa medida, recomendamos a adoção de chamado "método de criação em ambiente protegido" que ajuda a criar coelhos saudáveis, sem ter que recorrer a qualquer medida profilática ou terapêutica.