sábado, 31 de janeiro de 2009

COELHO ANÃO

O coelho teve origem na África em torno de 1100 aC, mais tarde transportado pelos navios fenícios, espalhando-se por toda a Europa, foi utilizado principalmente na alimentação. A seleção em si começa no século XVI, principalmente pelos monges que começaram a selecionar os melhores animais e a formar raças. Recentemente, as raças de coelhos domésticos, depois de vários cruzamentos chegou ao coelho anão, agora utilizado como um animal de estimação e companheiro. Evidentemente, tais como "primos" o maior, mesmo anão coelho, se apresentam em diferentes raças.
O coelho anão (orictolagus cunicullus) é de pequeno porte e isso faz com que ele tenha grande popularidade.
Sua aparência é o maior atrativo, charmoso, grandes olhos redondos, nariz pequeno e achatado,
no Brasil os coelhos anões são conhecidos também como mini coelhos.
Mini coelho, é um excelente animal de companhia, não faz barulho, ótimo para apartamento, por ocupar pequenos espaços; uma gaiola de 40 cm de largura x 60 cm de comprimento x 40 cm de altura é o suficiente, o seu pêlo não tem cheiros, o seu custo é bastante baixo e sua manutenção também: consome de 0,040Kg a 0,060Kg de ração por cada Kg de peso diariamente. São geralmente mansos e carinhosos com os donos e estabelecem laços afetivos importantes com as crianças e tratadores.
O termo "mini-coelho" abrange, no Brasil, as raças pequenas (que variam entre 1,5 e 3,5 kgs de peso) e as raças anãs (até 1,5 kgs).
Mini-lops têm peso ideal entre 2,4 e 2,7 kgs, holland-lops são um pouco menores (entre 1,4 e 2,0 kgs), e fuzzy-lops ficam entre 1,6 e 2,0 kgs e comprimento entre25 a 30 cm. Lion-heads, ou mini-lions, podem ter entre 1,6 e 2,0 kgs. O mini-holandês é um dos menores, ficando entre 1,3 e 1,5 kgs e até 25 cm.
O coelho anão nos últimos anos tornou-se moda, mas antes de comprá-lo certifique-se de que é realmente isso que você quer, e saber que mesmo pequeno, ele vai tornar-se adulto, que não é só um brinquedo para criança, que vai ter que ter cuidados como:
- Uma gaiola bem arejada, com fundo vazado e bandeja para aparar os dejetos e restos de alimentos;
- Se possível deixá-lo em liberdade duas horas por dia para que possa brincar e interagir com as pessoas;
O coelho é vegetariano e sua dieta deve ser rica em fibras, complementada com uma boa ração peletizada e própria para eles, além de água de boa qualidade. Os legumes e vegetais devem ser dados em pequenas quantidades (cuidado com alface e repolho).
Os coelhos anões atigem a maturidade sexual por volta de 3 meses. As fêmeas dão em média 3 a 4 filhotes por parto.
O coelho anão vive me média entre 7 e 8 anos, se bem cuidado.
Existe diversas variedades de coelho anão ou mini, aqui vemos as mais comuns:
HOLLAND LOP
Menor do que a raça "mini-lop", o corpo é robusto, com pelo curto e denso e suas orelhas são caídas, no máximo atingem aos 1,6 quilos.
A variedade de cores são: Azul de Viena, Cinza, Branco, Branco com Chocolate, Branco com Cinza, Branco com Preto, Caramelo, Champagne, Creme e Amarelo.
As fêmeas são prolíficas e geram uma média de 6 láparos por parto.










MINI HOLANDÊS
Preto e branco é a coloração mais comum desta raça, que tem o branco sempre garantido, podem ter ainda outras colorações, caso do castanho, cinza, canela, amarelo. Peso médio de 1,3 kg e não deve exceder aos 2,5kg.
As fêmeas geram uma média de 5 láparos por parto.
LIONHEAD (MINI LEÃO)
A mutação fez surgir uma nova raça de coelhos anões com jubas. É considerada a principal mutação em coelhos, ocorrida desde 1900. Tornou-se extremamente popular, e já é uma das raças mais criadas no mundo.
Conhecido como Mini-Lion, tem orelhas curtas e eretas e várias cores disponíveis. Sua pelagem é única (longa em volta da cabeça e na "saia", perto da cauda).
São coelhos extremamente dóceis, amigáveis e inteligentes. Seu peso médio varia em torno de 1,2 a 1,6 quilos. As fêmeas geram por parto uma média de 6 láparos. Quanto menor o seu tamanho mais são valorizados.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

COELHO NEGRO E FOGO



Raça pequena destinada para a produção de pele, originária da Inlgaterra, quando começaram os cruzamentos a partir de 1880.
De tamanho pequeno, são muito bonitos devido à sua pelagem. Com carne de ótima qualidade, a pele é de grande valor devido ao brilho muito intenso.
É precoce e rústico e as fêmeas são boas criadeiras (5 a 6 láparos).
A pelagem é de duas cores, sendo uma negra aveludada muito intensa e a outra cor de fogo com tonalidade vermelho-cobre, pura e sem mistura alguma de outras cores. Pode apresentar variedades (Azul e Fogo, Havana e Fogo, e Prateado e Fogo).Os animais apresentam corpo e dorso de cor preta com relfexos brilhante. A cabeça é negra, sendo que ao redor dos olhos, ao redor do nariz e na parte inferior da mandíbula, os pêlos são cor de fogo, que seguem pela parte interna e bordos das orelhas, que terminam em cor preta na sua face externa.Atrás das orelhas, sobre o pescoço, há uma mancha cor de fogo em forma de "V".
Atingem a idade adulta aos 4 meses e apresentam um peso mínimo de 2,3 kg a um máximo de 3,3 kg, o peso ideal desta raçaé de 3 kg.
Destina-se principalmente a produção de peles, sendo a carne um produto secundário.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

COELHO AZUL DE VIENA



Raça de coelho média, de cor azul puro, obtido pelo cruzamento de um macho gigante preto e uma fêmea gigante anarela, em 1883.
Esta é uma das raças mais rústicas e fáceis de criar, prestando-se tanto para a produção de carne, com boa carcaça, como para a produção de peles, que, embora não imitem a de qualquer outro animal é muito bonita.
Os coelhos dessa raça foram apresentados pela primeira vez, em Prater, Viena em 1895, como Coelho Azul de Viena. Com o tempo e o desenvolvimento da criação, foi obtido um coelho de raça média de 3,5 a 4,5 quilos de peso, evitando-se a forma gigante e obtida a forma cilíndrica, de maior valor e rentabilidade.
Quanto ao peso, pode ser classificado em: médio, com 3,5 quilos; normal, acima de 4,5 quilos e máximo, com 5,5 quilos. O corpo é de forma cilíndrica e bem proporcionado, sendo mais perfeito no macho do que na fêmea.
As fêmeas geram de 5 a 8 láparos por parto.
Esta raça tem a variedade branca, cujos olhos são azuis. Mas, não tem tanta expressão econômica como a variedade azul.



COELHO PRATEADO OU CHAMPAGNE D'ARGET


Raça média, originária da França é precoce e rústica, produzindo carne de ótimo sabor e pele de boa qualidade e valor.
Possui a pelagem densa, de cor prata velha, uniforme em todo o corpo. Tem o azul como cor secundária, é dada preferência aos animais escuros.
Atinge a idade adulta aos 6 meses, com um peso mínimo de 4kg atingindo o máximo de 5,5kg - seu peso ideal é de 4,5kg.
Os láparos nascem escuros e só adquirem a cor característica após a primeira muda.
As fêmeas geram de 5 a 8 láparos por parto.


domingo, 25 de janeiro de 2009

COELHO FULVO DE BORGONHA

Originária da França é uma raça média com aptidão para carne e pele.
É um animal de cor avermelhada com nuances mais clara na parte inferior, possuindo anéis da mesma tonalidade em ambos os olhos.
Os coelhos atingem um peso de 3,5 a 4,5 kg, chegando ao máximo de 5 kg.
As fêmeas prolíficas geram de 6 a 10 láparos por parto.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

COELHO REX

Esta raça de coelhos - Rex (rei dos coelhos) - foi desenvolvida, na França, em 1919 por Caillon, separando um casal de láparos que tinha nascido com "pelo de rato" e fazendo-os reproduzir. Posteriormente foi melhorado pelo Abade Gillet e pelo Prof. Kohler.
Foi reconhecido como raça a partir de 1924, e era, a princípio, tido como um coelho muito fraco e de difícil criação. Os primeiros coelhos eram de cor de castor, derivando-se destes o nome de Castor-Rex.
Mais tarde foi cruzado com numerosas raças obtendo-se coelhos Rex de todas as cores possíveis. Os mais conhecidos são Castor Rex escuro, Castorrex castanho ou Havano, Castorrex azul ou Lince Rex, Negro ou Lontra Rex, Alasca Rex, Arminho Rex, Azul Rex, Chinchila Rex, Nutria Rex, Topo Rex, Lilás Rex, Branca Rex, etc. Após esses cruzamentos para obtenção das variedades, verificou-se que esses coelhos não eram tão difíceis de criar.
Provavelmente isto fora verdade nos primeiros exemplares da raça, devido à consanguinidade, mas o vigor foi restabelecido nos cruzamentos com outras raças.
Seu peso varia de 3 a 4kg e chega a idade adulta aos 5 meses.
As fêmeas são prolíficas, gerando de 5 a 10 láparos por parto. Os láparos nascem mais claros que os pais, e em torno dos 18 meses apresentam a pelagem definitiva.
São abatidos entre 6 e 8 meses de idade, período em que se obtém boas peles. Aos 7 meses de idade é feita a escolha dos reprodutores, e dos animais destinados a produção de peles.
Hoje é considerada uma das melhores raças de coelho de dupla utilidade, produzindo as melhores peles e carne de sabor muito apreciado.
Castor-Rex

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

COELHO GIGANTE DE BOUSCAT

Originário da França, é o resultado do cruzamento entre as raças Gigante de Flandres, Prateado de Champagne e Angorá.
Geralmente tranquilos e de temperamento calmo, quase reservados, são muito parecidos com o Gigante de Flandres, mas com uma aparência mais elegante e fina. A cabeça é proporcional ao corpo afilado. As orelhas medem de 15 a 18 centímetros sob a forma de V. O peso mínimo para esta raça é de 5 kg podendo atingir 8 kg.
Os pêlos são finos e brilhantes, e mais compridos que em outras raças devido o seu cruzamento com o angorá (3 cm), constituindo pelagem de cor branca. Os animais desta raça são albinos, com olhos totalmente despigmentados, com a íris cor-de-rosa, devido à irrigação sanguínea.
As coelhas são pouco prolíficas, gerando de 4 a 7 láparos por parto. Os láparos são frágeis e sensíveis à umidade e ao vento.
É mais indicado para a produção de carne.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

COELHO GIGANTE DE FLANDRES

Originário provavelmente da Bélgica, pela seleção do coelho selvagem domesticado. Não existem registros da formação desta raça, o que demonstra sua antiguidade. O nome de Gigante provém de seu extraordinário tamanho quando comparado com o de outras raças de coelhos, chegando algumas fêmeas a pesar quase 10 Kg. Quando jovem, dá carne de qualidade razoável e pele grande, apesar dos pelos não serem tão densos como em outras raças.
Quando adultos pesam de 6 a 8kg. Os animais com menos de 5 Kg com um ano ou de pesos exagerados devem ser eliminados. Comprimento de 80 a 100 cm, 90 em média, tomado da ponta do focinho à ponta da cauda. A fêmea é maior.
É uma raça grande, tardia e não das mais rústicas, devendo ser criada em gaiolas espaçosas (80x80 cm) e requerendo muita atençaõ do criador.
As coelhas são pouco prolíficas, dando de 04 a 07 láparos por parição. Criam mal, por cujo motivo se devem deixar apenas 03 a 04 láparos ou simplesmente 02, quando se trata da primeira cria. Devem ser cobertas aos 06 meses, porém os machos só devem cobrir a partir de um ano de idade. Os láparos são delicados, muito sensíveis à umidade e ao vento. As fêmeas de ressentem da amamentação, que não deve se prolongar muito.
Os animais desta raça sofrem muito com o calor em excesso e devem ser bem protegidos. É uma raça indicada para criações em pequena escala, e na criação industrial, usada somente nos cruzamentos com outras raças para melhorar a qualidade da carne e a precocidade; uma vez que a carne dos adultos é mole e muito gordurosa devendo ser os animais abatidos antes de um ano.
No Brasil é uma das raças mais conhecidas, apresentando variada cor da pele.
Gigante de Flandres Cinza











Gigante de Flandres Pardo

sábado, 17 de janeiro de 2009

COELHO CHINCHILA

Surgiu a partir de cruzamentos com coelhos selvagens e Himalayan Blue Beveren, na França. A partir destes cruzamentos, na Alemanha foram selecionados animais de tamanho maior.
São animais rústicos e de aptidão para carne, as fêmeas são ótimas criadeiras e mães. Possuem excelente qualidade de pele. A cor da pele é semelhante à chinchilla, um roedor dos Andes de onde ganhou o nome. De pelo curto, fino e rígido, cinza azulado na sua base e uma combinação de preto e branco na ponta, possuindo uma forma única.
Têm vários tamanhos, embora a média é a mais explorada com peso adulto de cerca de 4 ou 5 kg.
Através do cruzamento industrial com os coelhos da raça Nova Zelândia Branco, obtém-se animais precoces, com excelente carcaça e volume de carne.




quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

COELHO BORBOLETA


Esta é uma raça gigante francesa, cujo peso mínimo é de 5kg para ambos os sexos, alguns exemplares alcançam de 6 a 6,5kg. Tem esse nome porque, de acordo com o padrão racial, os coelhos dessa raça devem apresentar no focinho um desenho formado por 3 marcas, que faz lembrar uma borboleta de asas abertas. Apresenta uma mancha arredondada debaixo de cada olho. São animais rústicos, precoces, bem conformados, de fácil engorda com massa muscular firme e bem desenvolvida, são bons produtores de carne.
Sua pele devido as manchas (branca com manchas pretas), não é muito utilizada. As fêmeas apresentam papada bem desenvolvida, o macho não possui.
Sua pelagem é densa, brilhante e macia, é branco que serve de fundo para as manchas pretas, cinzas amarelas ou azuis. No lombo apresenta um longo risco que vai desde atrás das orelhas até a inserção da cauda.
Existem, ainda, pelo corpo, marcas cujo tamanho e número variam. Não devem ser levadas em consideração as manchas que possam existir na barriga. A cor mais comum é a preta, mas são admitidas todas as cores conhecidas, desde que as marcas sejam bem nítidas e respeitados os desenhos.
Encontramos também, o borboleta de origem inglesa, considerado raça de porte médio, com especialidade em carne e pele, bastante semelhante ao francês, diferenciando-se no tamanho apresentando animais de 2 a 3kg.
As fêmeas geram de 6 a 8 láparos por parto.

sábado, 10 de janeiro de 2009

COELHO CALIFÓRNIA

Raça excelente produtora de carne, também originária dos Estados Unidos, usando-se na sua formação coelhos da raça chinchila e russa.
Cruzando-se os machos desta raça com fêmeas Nova zelândia são produzidos animais de excelente carcaça e carne com sabor diferenciado. De cor branca com focinho, orelhas, patas e cauda preta ou havama, sendo mais pronunciada em climas frios.
Os animais dessa raça têm pouca gordura, são volumosos e apresentam boa distribuição da massa muscular, são fortes, rústicos e precoce. Possuem um corpo compacto e carnoso, não apresentam papada e seus olhos são rosados, tamanho médio, atinge peso adulto ao redor de 4 kg a 4,5kg as fêmeas são ótimas mães e com cuidado e atenção manterão todos os seus filhotes vivos até o desmame.




terça-feira, 6 de janeiro de 2009

COELHO NOVA ZELANDIA

Raça produtora de carne, também de criado para a produção de pele. Originário dos Estados Unidos Seu corpo é sólido, com arestas arredondadas. É um animal de crescimento rápido e apresenta boa carcaça. Possui a cabeça de tamanho regular em proporção ao corpo, o macho tem perfil arrendondado, e a fêmea afilado. Criado para carne apresenta o quarto posterior de forma arredondada, com musculatura desenvolvida, sem depressões. Seu peso varia de 4 a 5 kilos. Atinge a idade adulta aos 5 meses, é considerada a melhor das raças mistas, isto é, para carne e pele; sendo a mais criada no mundo, inclusive no Brasil.
Raça muito utilizada em cruzamentos industriais (conhecido cross).
Apresenta pelagem branca e espessa, podendo ainda a raça apresentar a pelagem preta ou vermelha.
Os brancos possuem olhos vermelhos roseados, são mansos, com as fêmeas sendo boas criadeiras (as brancas são melhores que as vermelhas). Os láparos atingem 1,8-2,0 Kg com 8-10 semanas, quando podem ser abatidos para o consumo.

Nova Zelandia Vermelho





















Nova Zelandia Preto

sábado, 3 de janeiro de 2009

COELHO ANGORÁ

A raça Angorá surgiu devido a uma mutação e descende, como todas as outras, dos coelhos selvagens (0ryctolagus cunuculus). Não é possível estabelecer onde e quando ocorreu a alteração. Para alguns, foi na Ásia, para outros foi na europa mediterrânea. Quanto à data da ocorrência alguns autores argumentam que foi, no início século XVIII, tendo como origem a Inglaterra.
Atinge a idade adulta aos seis meses, com um peso que pode variar de 3,5 kilos até o máximo de 5,2 kilos.
A particularidade desta variedade é a sua pele. O pequeno diâmetro (6 .-7. microns) e longos pelos, são fatores muito atraentes para a indústria têxtil, como o vestuário feito com este tipo de fio que pesam menos que a lã e proporciona mais abrigo, impedindo que o calor do corpo se perca com mais facilidade.
Embora o ideal seria tecer roupas com o maior número possível com pelo de angorá, geralmente é difícil encontrar um tecido que exceda 30 por cento, (sempre é complementado com lã de ovelha e poliamida, um fio sintético que confere resistência ).
O pelo é maior na região da coluna vertebral do coelho, atingindo 6 polegadas, no momento do corte. No resto do corpo cresce até 2 ou 3 centímetros.
Outro fator que determina a qualidade é a data de corte, se exceder a 90 dias o pelo começa a se amassar ou enrolar tornando-se impróprio para o corte comercial.
Recomenda-se que o primeiro seja feito até 60 dias após o nascimento. A partir de então o tempo entre um corte e outro deve ser de 90 dias, até a idade de quatro anos.
Os cortes realizados entre um ano e dois anos e meio são os que produzem lã de melhor qualidade. Até o quarto ano, a produção delã (pelo) diminuiu ligeiramente e, em seguida, ela pode cair até 30 ou 35 por cento, por isso é aconselhável renovar o plantel. Antes de iniciar o corte, com a mão é feita uma linha divisória na parte traseira do animal. Então inicia-se o corte com uma mão em um lado,e em seguida de outra no outro lado e, por último, corte o pelo da parte inferior do coelho. A produção de pelos no primeiro ano atinge 200g e nos anos seguintes 300g por cabeça, havendo exemplares excepcionais, que chegam a produzir 600g. O pelo deverá ser separado e guardado em sacos com cânfora para evitar que fique amarelado. Desta forma podemos armazená-lo durante dois ou três anos. Para conservarem as excelentes características de seu pelo os animais, devem ser mantidos em gaiolas escuras, quentes e sem correntes de ar.
O controle da criação é fundamental para não perder dinheiro. Tal como acontece com outras raças de coelhos devemos evitar bruscas mudanças de temperatura,umidade, bem como evitar a propagação de doenças atraves de um rígido controle sanitário. No que diz respeito à alimentação, existem algumas rações ou complementos mais ricos em fibras que proporcionam ao animal o melhor crescimento e qualidade dos pelos. O ciclo reprodutivo não é diferente, embora se recomende a cortar os pelos das fêmeas assim que forem cobertas para se evitar que os recém-nascidos morram afogados nos pelos da mãe. O valor dos coelhos reprodutores da raça angorá, varia de acordo com sua qualidade e genética. Considera-se esta raça como produtora de pele, pelo e também de carne.