segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PRECAUÇÕES AO INTRODUZIRMOS NOVOS ANIMAIS NA CRIAÇÃO




Antes de introduzirmos animais novos, coelhos reprodutores, adquiridos por suas qualidades genéticas para melhorar a qualidade de nosso plantel devemos ter prudência e adotar medidas de proteção tais como a "quarentena", evitando-se colocá-los de imediato dentro do criatório.
Devemos colocar o, ou os animais novos em gaiolas separadas, bem desinfetadas e destinadas somente para este objetivo. Observaremos durante um mês ou quarenta dias o estado sanitário dos futuros reprodutores, se não possuem alguma enfermidade em incubação que possa se manifestar nesse período, devemos fazer um exame detalhado das orelhas, extremidades, focinho e olhos para constarmos alguns sinais de sarna, também se inspeciona os órgãos genitais, alerta-se para coccidiose, observando-se atentamente os excrementos (fezes) dos coelhos.
As extremidades dos animais devem ser lavadas com solução desifentante, como medida preventiva ao serem introduzidos em nossa criação, além de aplicarmos uma solução contra a sarna nas orelhas dos coelhos, também podemos ministrar aos animais medicamentos contra a coccidiose, proporcionando uma desinfecção intestinal.
Devemos também utilizar a quarentena em animais de nossa criação que tenham participado de feiras ou exposições, muitos criadores não admitem a volta de animais que por qualquer motivo tenham saido do criatório.