quinta-feira, 28 de março de 2013

ELABORAÇÃO DOS NINHOS



A elaboração dos ninhos é uma atividade que pode parecer simples, mas é necessária realizá-la com muito cuidado, pois é neste período de vida dos láparos que ocorre a maior mortalidade nas criações.
Devemos considerar um parâmetro de 25 a 30% de mortalidade perinatal como um aspecto negativo, sendo um parâmetro ótimo a ser alcançado, entre 12 e 18% de mortalidade.
Os partos podem ocorrer entre os 30-33 dias de gestação, quanto mais cedo ele for, mais prolífico será.
O ninho possui várias funções das quais destacamos, que ele deve evitar a saída dos láparos, quando muito pequenos, porém deve ser acessível a entrada da coelha.
Dar comodidade e tranquilidade para a coelha em seu interior; ser de fácil acesso para o cunicultor observar e controlar a ninhada, ser de fácil colocação e retirada, fácil limpeza e desinfecção.
E, ainda, ter em seu interior as condições climáticas adequadas, que são: temperatura de 30-35 graus nos primeiros dias de vida e depois mantendo-se em 25 graus com umidade inferior a 75% em um ambiente quente e seco.
Torna-se necessário lembrar que o ninho deve ser um lugar potencialmente limpo que evite o desenvolvimento de agentes patogênicos, e que as condições que criamos para os recém nascidos sejam também ideais para inibir o desenvolvimento de bactérias que possam se desenvolver nessa temperatura e umidade; ademais se não limparmos rigorosamente o ninho, retirando restos de láparos natimortos, fezes, urina, os agentes patogênicos que se desenvolvem com grande rapidez poderão prejudicar a saúde da ninhada e muitas vezes da própria coelha.
Muitos são os materiais que podemos utilizar para a preparação do ninho, desde maravalha, palha de cereais ou feno de gramíneas. Muitos criadores optam pela maravalha de madeira por ser um material mais limpo. Observa-se que todo o tipo de material que usarmos deve estar isento de poeira ou pó fino, o qual pode provocar problemas respiratórios nos filhotes e na coelha.
Complementando, a forração do ninho, é feita pela coelha que arranca os pelos do abdômen para facilitar o acesso dos láparos nas mamas para sua amamentação e logo ela arrancará dos flancos (parte de fora das coxas). O pelo retirado servirá como uma câmara de ar e sistema de calefação para os filhotes.