quinta-feira, 9 de abril de 2015

CUIDADO COM OS LÁPAROS




Os filhotes recém nascidos podem apresentar algumas características muito peculiares por falta de alimento ou frio, apresentando-se agitados com movimentos frequentes e fortes grunhidos.
Devemos prestar muita atenção a isso para evitar possíveis perdas ou sofrimentos aos láparos com influência em seu crescimento.
Com respeito ao canibalismo, este acontece comumente a noite e pode ter causa já na gestação por falta de alimentação adequada fornecida a coelha.
Falta de alimentação verde (vitamina A), e proteínas.
Por isso é conveniente dar as coelhas em gestação uma ração rica em vitaminas e proteínas antes dos 8 a 10 dias do parto.
Em ninhadas grandes encontramos crias que não podem alimentar-se por que seus pares mais espertos tomam todo o leite materno, desenvolvendo-se estes de forma normal e os outros não chegando a um desenvolvimento adequado.
Convém sacrificar estes láparos com pouco desenvolvimento e quando não existam condições para uma outra coelha adotá-los, por que estão predispostos a desenvolver alguma enfermidade.
Convém lembrar também que a coelha pode morrer durante a lactação. Neste caso podemos agregar os filhotes a outras ninhadas se tiverem poucos dias de vida e tendo o cuidado de esfregar os filhotes nos pelos que compõe o ninho para que adquiram o odor do novo ninho.
Para o bem estar dos filhotes devemos manter uma boa circulação de ar, porém evitando-se a correntes de ar e ventos fortes.
Nas épocas frias devemos ter ninhos protegidos e devemos colocar bastante palha para a coelha possa com a ajuda dos pelos que retira construir um ninho seco e quente.