terça-feira, 24 de janeiro de 2017

DETERMINAR A IDADE DOS COELHOS - Lion Head





Conhecer a idade de nossos coelhos, principalmente quando se adquire um, é fator preponderante para que possamos tomar os cuidados necessários ao seu desenvolvimento e bem estar.

Determinar a idade de um coelho não é tarefa fácil mesmo para criadores experientes ou por veterinários.
Porém existem formas que nos auxiliam a estimar a idade aproximada do coelho, em especial quando for para animal de estimação "pet" e da raça "lion" uma das mais criadas e vendidas para essa finalidade.
Os "lions", nos dão pistas de sua idade através de seu desenvolvimento e pelagem.
Devemos examinar o animal em busca de sinais da idade física, observando:

* Com duas semanas de vida as orelhas serão mais móveis e não ficarão "deitadas" contra a cabeça e a pelagem também será mais grossa e esponjosa;

* Com três semanas o coelho começará a caminhar e a procurar comida sólida;

* Ao atingir um mês de idade os coelhos são extremamente ativos e mordem qualquer coisa que estiver ao seu alcance;

* Observe se o coelho tem pelo extra ou lã, os coelhos "lion" tem excesso de pelagem em seus corpos, em especial ao redor dos quartos traseiros. O pelo extra mudará ao redor dos quatro meses. Se o coelho ainda tiver pelagem densa - lã - é provável que tenha menos de quatro meses, se porém, não há tiver mais provavelmente terá  quatro meses ou mais.
Os coelhos lion são jovens aos quatro meses e aos seis são considerados adultos, é nesse momento que seus órgãos sexuais se tornam mais visíveis.

* Os dentes e as unhas também são indicadores de idade dos coelhos; os jovens geralmente tem os dentes brancos e pequenos, diferente dos mais velhos que tem dentes amarelos ou marron;
As unhas também podem ser úteis para indicar se o animal é jovem ou velho, os coelhos novos tem as unhas mais macias enquanto os mais velhos elas são endurecidas. 


quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

ASPECTOS DA DESMAMA




A desmama consiste em separar os filhotes da coelha, marcando o início da alimentação exclusivamente sólida.
No aspecto prático a desmama bem realizada é muito importante para obtermos coelhos de qualidade e em bom número (diminui a mortandade).
Na prática um desmame bem realizado é muito importante para obtermos filhotes de qualidade e com poucas perdas.
Existe dois métodos.
O mais frequente consistem em separar os filhotes da mãe, transferindo para a gaiola de recria ou de engorda, onde ficam em grupos.
Outra alternativa é a de retirar a coelha da gaiola deixando os filhotes. 
Este método diminui o estress pós desmama, porém requer gaiolas adaptadas para tal e um plano de cobrições que permita deixar os filhotes nas gaiolas/maternidade.
Em qualquer destas modalidades,a desmama se realiza separando de uma só vez e definitivamente os filhotes da mãe.
A transferência da gaiola maternidade para a de engorda implica em uma ligeira diminuição do crescimento dos filhotes.
A escolha do momento da desmama depende basicamente do ritmo de reprodução da coelha, pois determina se a lactância poderá se prolongar mais ou menos; uma vez que a coelha coberta novamente deverá interromper a lactação para uma nova gestação.
Na prática observamos três métodos:

a) Tradicional ou tardio - a desmama se faz com mais de 35 dias de idade, quando as coelhas são submetidas ao ritmo de reprodução extensiva ( são cobertas 21-25 dias após o parto ou após a desmama).

b)  Semiprecoce - se realiza entreos 28 e 35 dias, quando as coelhas são submetidas a um ritmo semiitensivo (cobrição 10 - 12 dias após o parto). É o sistema utilizado na exploração industrial para coelhos de corte.

c) Precoce - é realizado entre os 21 e 28 dias de idade, quando o ritmo de reprodução é intensivo ( cobrição entre o dia do parto e 4 dias depois do pósparto.

Se a desmama for feita antes dos 28 dias dias os filhotes devem pesar mais de 350 gr.
A idade da desmama está relacionada com o ritmo de reprodução, respeitando sempre um período de 3 a 7 dias antes do parto seguinte, quando a coelha estiver gestando uma nova ninhada.
Em criações intensivas é conveniente retardar a desmama em mais de seis semanas.
Em geral em gaiolas de engorda a densidade pode ser de 16 a 18 coelhos por metro quadrado, densidades superiores prejudicam o crescimento. O mais indicado é alojar de 6 a 8 coelhos por gaiola.
As gaiolas de recria ou engorda devem ser sempre limpas e desinfetadas a fim de receber os coelhos.
No ato da desmama devemos aproveitar para eliminar os filhotes doentes, débeis com pouco desenvolvimento que podem não apresentar bom rendimento no período de engorda.
Devemos sempre manter as ninhadas de irmãos juntas na mesma gaiola, quando não for possível por ser muito numerosa devemos dividir em duas gaiolas de engorda. Assim, os animais apresentam menos e stress.
No caso de necessidade de misturar filhotes de idades diferentes é necessário que todos os coelhos entrem na gaiola na mesma hora, pois rapidamente estabelecem relações hierárquicas, e toda nova introdução pode ser uma fonte de conflito.